­

♥♥♥Oi pessoal, tudo bem?! meu nome é Célia e decidi criar este blog para compartilhar diversos gráficos de ponto cruz que eu tenho guardados no pc, uma parte eu tirei da net, tanto para uso pessoal como para encomendas, e outras eu mesmo criei, então fiquem a vontade para dar sua opinião♥♥♥♥
__________________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Como criar Gráficos de Ponto Cruz? (Aula)




Algumas de vocês talvez já tenham notado no marcador chamado Prata da Casa, onde eu posto gráficos de minha própria autoria. Hoje vou tentar ensinar para vocês como crio esses gráficos de ponto cruz. Eu utilizo vários programas, como PCStitch e o programa KG-Chart LE. Entretanto, vamos nos ater apenas a este último, pois eu o uso frequentemente e será com ele que ensinarei a aula de hoje. 


Portanto, para começarmos é necessário
fazer o download dele clicando aqui.  Após o download do programa ter sido bem sucedido, abra-o para abordarmos a interface do mesmo, para se acostumarem com algumas ferramentas:

(Menu Principal de Ferramentas)


Fiz questão de numerar algumas ferramentas que considero as mais importantes, pois básicas em todo programa de edição de fotos, assim não deixarei nenhuma dúvida. Aliás, algumas dessas funções numeradas podem ser encontradas no Paint . Vamos explicá-las:

  1. Pick Color: Do inglês, 'escolhe a cor'. Esta ferramenta permite selecionar uma cor desejada em qualquer parte do gráfico para o uso da mesma com o "lápis"(set Pixel) em seguida. É uma função muito útil, já que diversas vezes precisamos retomar alguma cor para o prosseguimento do gráfico e acabamos por nos perder na multidão de cores da tabela.
  2. Set Pixel: É a ferramenta mais importante do programa, pois ela quem nos permite "desenhar" no gráfico. É o "lápis" do "papel", e após selecionada, há algumas sub-funções que abordarei a partir da numeração 4.
  3. FloodFill: Essa ferramenta permite preencher um espaço aberto ou fechado de cores iguais. É uma espécie de "balde" que lhe economizará tempo. Imagine, por exemplo, um gráfico de uma paisagem com montanhas e um céu claro. Digamos que você deseje escurecer o céu. Bastará apenas selecionar uma cor mais escura com o Pick Color, e preencher de uma só vez aquele céu claro com uma cor mais escura. É claro, haverá partes que nem sempre serão preenchidas, mas ainda assim lhe reduzirá bastante o tempo e stress.
  4. X: Após selecionar o "lápis", automaticamente esta sub-função estará em uso, pois é ela quem permite preencher o "quadradinho" por completo com a cor desejada.
  5. x: Essa sub-função, basicamente é o equivalente à sub-função 4, sua única diferença é a capacidade de preencher apenas 1/4, e não o "quadradinho" todo. Isso é muito útil para contornar detalhes mais delicados, como sobrancelhas, cílios ou traços mais críticos do gráfico.

 No canto direito há a tabelas de cores, e no canto superior há os ícones de acesso rápido(atalhos):



  1. New Chart: Novo projeto. Apaga o projeto já existente e inicia "do zero".
  2. Open a File: Abre um projeto já existente salvo no computador. Veja a numeração 3.
  3. Save The file: Salva o gráfico atual em um arquivo do Kg-Chart Le para que possa ser aberto em uma outra oportunidade. Lembrando que essa função não salva o gráfico em uma imagem e sim um arquivo do próprio programa para ser aberto mais tarde novamente. Veja a numeração 2.
  4. Preview/Print: Gera uma visualização do gráfico em uma folha imprimida.
  5. Desfazer.
  6. Refazer.
  7. Esses quadradinhos são o Zoom para a criação do gráfico. Primordial para ajeitar alguns detalhes e ver o gráfico como "um todo".
  8. Show Mark: Após selecionados, preenche alguns quadrados com caracteres especiais, como costumamos ver em diversas revistas. Particularmente, deixo esta função inutilizada, mas vai de cada uma.
  9. Show Mesh: Ele que dá a vida a vida à imagem, digamos assim. É um conjunto de quadradinhos que formam o plano de fundo da imagem escolhida para virar o gráfico. Sem essa função, a imagem é apenas um conjunto de Pixel sem sentido.
  10. Real View: Gera virtualmente o resultado final do seu gráfico, bordado em uma etamine. Bastante útil, para ter uma ideia de como ficará.



Por fim, há as opções no canto superior básicas de qualquer programa que vai de File até Help. Creio que essas funções não é preciso explicar, pois algumas são repetições do que já dá para se fazer com os ícones de atalhos.



Bem, chega de Blá, Blá, Blá, Vamos Criar o Gráfico!

Utilizarei uma imagem pequena e simples que peguei na net, no caso, o personagem de Video-Game Mário foi o escolhido:


Dica: Imagens muito grandes ou com bastante detalhes são mais complexas de fazer, pois nem sempre o programa consegue reproduzi-la, lhe deixando a responsabilidade de ajeitar alguns(ou muitos) Pixels Tortuosos. Isso dá uma dor de cabeça danada!

Após salvar a imagem em seu computador, vamos importá-la para dentro do programa! Para isso, clique no canto superior esquerdo em FILE(arquivo, em inglês), e selecione a opção IMPORT. Após isso, certamente irá aparecer esta janela:



Sim, eu sei que muitas já estejam cansada de tanto Blá, Blá, Blá, mas se faz necessário. Essa janela é de suma importância para a geração do gráfico, pois ela quem configura sua imagem em gráfico. Vamos à explicação de cada numeração:

  1. Cloth(Tecido): Seleciona o tipo de tecido que você irá bordar. Linen significa Linho. Bem, eu sempre deixo em Aida.
  2. Chart Size: Essa é a parte mais importante, pois está relacionada com o tamanho do gráfico que você quer gerar. Height é Altura e Width é Largura.Eu sempre configuro a partir da Altura(height), pois para a harmonia do gráfico o programa não permite a configuração da Altura e Largura isoladamente, como o PcStitch. Logo, se você aumentar a Altura(Height), a largura também será aumentada. Se diminuir, a largura também será diminuída.
  3. Colors: É o número de cores que você permitirá que o programa use para a geração da sua imagem em gráfico. Essa opção é bastante importante, pois dependendo do número de cores que você deixe, poderá ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo do tamanho do gráfico e da sua respectiva resolução. Por exemplo, se você quer transformar uma imagem com muitas cores, seria interessante deixar bastante cores e observar o resultado. Se não for satisfatório, importe a imagem novamente e coloque MAIS ou MENOS cores. Pois vou lhes contar uma coisa, o gráfico não sai pronto após a geração não. Na verdade, ele sai bastante apagadinho em alguns detalhes, e é sua responsabilidade evidenciar esses detalhes com cores mais fortes e apagar cores mais fracas e borradas. Uma imagem em preto e branco, seria interessante deixar 3 ou 4 cores, ficando incumbida apenas de apagar as cores cinzas-intrusas da vida. Rs.



Como a imagem é pequena e o gráfico não está em uma boa resolução, coloquei como altura 50 e permiti 10 cores para poder visualizar melhor o gráfico e seus detalhes. A largura, obviamente ficou por conta do programa. Cliquei em OK e...thãrããã!


Às vezes o programa mostra o gráfico com a opção Show Mark ativada ou a Show Mesh desativada. Só clicar para ativar ou desativar, como já ensinei. Bem, este não é o meu caso, e o programa mostrou o gráfico "perfeitamente". Coloco perfeitamente entre aspas, pois já deu para perceber, não é mesmo? Há muitos pixels(quadradinhos) intrusos poluindo a imagem que precisam ser substituídos(dê zoom para observar)! Por exemplo, esses cinzas ao redor do boné, os substituirei pela cor branca, utilizando a ferramenta de Seleção de Cor(Set Pixel), como já ensinei lá em cima também. 

Dica: Nem sempre esses Pixels Cinzas são intrusos, na maioria das vezes fazem parte da imagem original, todavia, estão desfocados. É sua responsabilidade identificá-los! Tenha sempre a imagem original como referência para tudo for apagar ou substituir no gráfico. Um pixel a mais ou a menos pode desequilibrar a harmonia do seu gráfico. Lembre-se!



Enfim, contornando aqui e ali, ajeitando erros de Pixels, trocando cores e ajeitando detalhes... Prontinho! Terminei! Vamos ver o resultado?


"It's Me, Mario!"
(Mário Gráfico Ponto Cruz)


E aí? Gostaram? Não pensem que foi como um passe de mágica não, demorei uma hora para chegar neste resultado. Agora entendem a complexidade não de gerar um gráfico, mas sim de deixá-lo bonito? 

Aproveitando a postagem, deixem-me mostrá-las o gráfico do Luigi que fiz ontem usando o PCStitch:

(Luigi Gráfico Ponto Cruz)


Com o PCStitch, consegui ajeitar isoladamente a largura, deixando tanto a Altura quanto a Largura com 50.

Futuramente planejo criar vídeos ensinando a criação de gráficos, para sanar todas as vossas duvidas. Portanto, não deixem de nos seguir nas Redes Sociais ali do lado! 

Ps: Pratiquem com Gráficos pequenos e simples.

Beijos, Celia Ponto Cruz.



Minha Lojinha:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails